Restaurante Shirley

Fachada do Restaurante Shirley, no Leme.

Fachada do Restaurante Shirley, no Leme.

Então eu estava visitando um desses guias de restaurantes na web, buscando algum cantinho que pudesse me surpreender numa noite de sexta-feira. Achei e resolvi arriscar. Classificado como um restaurante de comida espanhola, cuja fama está nos frutos do mar oferecidos, fui visitar o clássico Restaurante Shirley, no Leme, para comprovar os elogios encontrados no guia.

Adoro frutos do mar e minha expectativa cresceu após ler os comentários das pessoas nesse guia da internet. As pessoas falavam que o forte do Shirley eram os frutos do mar, cujo custo X benefício era excelente. Grandes porções a preços jutos. Entrei no taxi com minha mulher e meti o pé pro Leme.

Camarões, peixes e crustáceos expostos na vitrine do Shirley.

Camarões, peixes e crustáceos expostos na vitrine do Shirley.

Ainda da rua a gente já consegue ver a vitrine com diversos peixes e outros frutos do mar expostos. Ao entrar, a gente vê que o ambiente é simples, pequeno e com aquele visu clássico de garçons de terno branco e gravata preta.

Se eu não tivesse lido os depoimentos de outros clientes no guia, eu teria acreditado na opinião da minha mulher que se recordava do Shirley ser um excelente restaurante, porém caro. E é mesmo. Nada absurdo, que a gente não consiga se esforçar pra pagar, ainda mais se tratando de frutos do mar, mas o preço foi de encontro à minha expectativa. Achei que era bem mais barato, mas era tarde pra lamentar.

Chopp Brahma de estômago vazio. Delícia! - R$ 5,00.

Chopp Brahma de estômago vazio. Delícia! - R$ 5,00.

Meia-garrafa de Sauvignon Blanc Santa Helena - R$ 25,80.

Meia-garrafa de Sauvignon Blanc Santa Helena - R$ 25,80.

Para abrir os trabalhos, eu iniciei com um Chopp Brahma (R$ 5,00) e minha mulher pediu uma meia-garrafa de Sauvignon Blanc Santa Helena (R$ 25,80). O couvert que acompanhou nossas bebidas foi uma cestinha de pão puro, muito do chinfrim. Mas pra quem tá com fome, ajuda a rebolar o queixo enquanto a comida não chega.

Cestinha de pão chinfrim, sem nenhuma manteguinha.

Cestinha de pão chinfrim, sem nenhuma manteguinha.

E a primeira que chegou foi a Tortilla de Camarones (R$ 39,80). Sacou o drama do preço? É uma espécie de omelete, uma fritada de camarões médios à Espanhola, muito gostosa e bem feita, mas que passa longe de ser barata como diziam os comentários, de acordo?

Tortilla de Camarones - fritada de camarões médios à Espanhola - R$ 39,80.

Tortilla de Camarones - fritada de camarões médios à Espanhola - R$ 39,80.

A gente perguntava pro garçom se os pratos, grande parte em torno dos R$ 70 e R$ 80, eram para dois e a resposta do garçom “Olha, é bem servido pra um…”. Então, não teve jeito. É preparar a alma que a faca vai entrar.

Camarones à la Cazuela - camarões guizados ao molho de vinho e açafrão, com pimentão, ervilha e batata - R$ 72,80.

Camarones à la Cazuela - camarões guizados ao molho de vinho e açafrão, com pimentão, ervilha e batata - R$ 72,80.

O prato principal ficou por conta dos Camarones à la Cazuela (R$ 72,80), um dos que mais saem na casa. São camarões guizados ao molho de vinho e açafrão, com pimentão, ervilha e batata. Uma beleza de prato, mas o preço é salgado demais para uma porção desse tamanho. É bem verdade que os camarões são graúdos, mas vem somente 5 nesse prato. O prato serve bem um, mas eu e minha mulher dividimos e ficamos satisfeitos, já que havíamos dividido a tortilha na entrada.

Close no camarão do prato Camarones à la Cazuela - R$ 72,80.

Close no camarão do prato Camarones à la Cazuela - R$ 72,80.

Por fim, para sair com um gosto doce na boca, escolhi uma Mini-Torta de Limão (R$ 6,50). Saí com duas certezas lá do Shirley: que eles realmente são bons em frutos do mar, mas que a quantidade não é farta e você não paga barato por isso.

Mini-Torta de Limão - R$ 6,50.

Mini-Torta de Limão - R$ 6,50.



RESUMO DO JANTAR

O contraste do preço com a minha expectativa é que não bateu. Nem me deixou saborear o benefício sem esquecer do custo. Camarões bonitos, peixes aparentemente frescos e pratos incrementados. Mas você não vai pagar barato por isso. Eu queria ter investido numa Paella de Frutos do Mar para dividir, mas a minha mulher não gosta. Este prato sim, me parece ter um excelente custo benefício. Portanto, se gostaria de conhecer o Shirley, gosta de Paella e não pretende gastar os tubos, fica a dica. Tem frutos do mar, mata a fome e o preço é mais simpático.


Você já ouviu falar muito do SHirley? Mas quando foi lá achou bom? COMENTE ESSE POST e conte o que experimentou.


Restaurante Shirley

Rua Gustavo Sampaio, 610
Leme – Rio de Janeiro – RJ
Tel: (21) 2275-1398


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22 Responses to “Restaurante Shirley”

  1. Mariana
    May 14, 2011 at 1:29 am #

    Nossa, deve ser difícil ser casado com você! Sai pra jantar e só pensa no dinheiro! Melhor escolher um lugar mais barato na tentativa de se divertir.

  2. May 14, 2011 at 4:14 am #

    Hahahaha! É verdade, Mariana! relendo esse post ficou parecendo que eu sou um tremendo pão duro. Mas se você navegar por outras resenhas verá que eu até gasto mais do que poderia com essa brincadeira de visitar diversos restaurantes.

    Esse post do Shirley focou bastante na questão do custo X benefício. Acho que foi por conta da resenha que eu havia lido antes, que falava dos excelentes preços. Definitivamente, excelentes preços eles não têm. O restaurante em si tem um ambiente bem simples, mas a comida foi gostosa. Já esteve lá? Pelo visto a impressão foi diferente d aminha, né?

    Obrigado pelo comentário. Boa observação.
    Leonardo Spinardi

  3. Gutierrez
    August 2, 2011 at 5:36 pm #

    Concordo plenamente com vc,acho até que vc foi gentil pois ,este restaurante já foi bom, hoje esta reduzido a ruínas,o que aconteceu com o bom e velho Shirley.Hoje além de cheio de caras desconhecidas.Não conheço mais ninguém desde o gerente até os garçons passando pela copa. Estive no dia do sorteio dos grupos da copa a noite com um grupo de turistas americanos e pude notar que nao existe ninguem que fale o minimo o ingles no restaurante.Em plena era onde todo o turismo esta se mobilizando para atender os estrangeiros,os coitados dos garçons tentando falar um portunhol,sem conseguir,a administração da casa esta pessima os pratos carissimos,para quem ja foi conhecido como um restaurante barato,porções minguadas,para quem já foi conhecido com detendor de porções fartas. Sem contar com buracos no teto,buracos no corredor do banheiro e sujeira no banheiro.A casa esta como a dona,ou seja acabada. Nessa noite trabalhei como tradutora para que meus convidados pudessem ter um mínimo de prazer,o qual eu não tive. No outro dia liguei para reclamar e me atendeu uma tal de Dulce,que nada sabia,nada podia fazer,ou seja que não tinha utilidade nenhuma. Não recomendo.Não vá ,a nção se que vcs sejam masoquistas
    está disponível.

  4. August 2, 2011 at 9:06 pm #

    Valeu, Gutierrez!

    Feedback bem completo. O que me causou bastante estranhamento na época do post foi a diferença entre expectativa e realidade. Pelo visto, o mesmo aconteceu com você, com o agravante de ter que trabalhar de tradutor.

    Obrigado pela colaboração. Fique à vontade.

    um abraço,
    Leonardo Spinardi

  5. Josefa
    August 5, 2011 at 2:27 am #

    Concordo plenamente com ambos,esse restaurante que outrora era caracterizado ,como no seu magnifico cardápio esta escrito,pela qualidade dos seus peixes e mariscos esta decadente,seus peixes de frescos já não tem mais nada,os seus antigos funcionários que antes davam uma certa credibilidade a casa já não estão mais na casa.O que aconteceu com o bom e o velho shirley? Mudaram os administradores? Resolveram aumentar os preços e diminuir as porções.

  6. jose Antonio Camacho
    November 21, 2011 at 4:10 am #

    Assim como varios clientes do Shirley,gostaria de uma explicação sobre o que aconteceu com esse digníssimo restaurante.Assim como os pratos já nao tem o paladar de antes,os preços estão fora de sintonia,o restaurante cada vez mais decadente.Os pratos estão caríssimos e o ambiente esta desgastado.Onde esta aquela senhora que sempre transmitia segurança e credibilidade ao restaurante com sua experiencia?Cadê aquele rapaz,que eu acho que era seu neto,que estava sempre com ela e que transmitia simpatia e jovialidade a casa.Agora só vejo seu marido no caixa e que com certeza ficou sobrecarregado com a ausência de ambos.

  7. November 21, 2011 at 11:10 am #

    Oi, José Antonio!

    Se eles não estão conseguindo dar conta lá no restaurante, o que dirá se preocupar com o que estão dizendo sobre eles na internet. Acho que não teremos uma resposta por aqui. Mas que seria bom se o esquema melhorasse por lá, ah, isso seria!

    abraço,
    Leonardo Spinardi

  8. José da Rocha
    December 13, 2011 at 12:34 am #

    Acabei de chegar do Shirley, restaurante que frequento há muitos anos, sozinho ou com minha família. Além de cliente sou morador do bairro. Voltava de pequenas compras no supermercado Zona Sul e ao ocupar uma das mesas vazias – logo na entrada – fui surpreendido com a pergunta feita pelo gerente: o que iria consumir. Apesar de considerá-la estranha e inadequada, pois ainda iria me sentar à mesa, respondi que gostaria de comer uma porção de sardinha e outra de mexilhão. Minha surpresa tornou-se perplexidade e enorme desapontamento quando ouvi a resposta de meu interlocutor: nós não aceitamos que alguém venha para comer “apenas” uma porção de sardinha e outra de mexilhão. Penso que o Shirley poderia ter evitado tamanha grosseria com um cliente, qualquer que fosse. Também estaria evitando uma denuncia que como cidadão desta cidade sinto-me obrigado a fazer às instituições de defesa do consumidor.

  9. December 13, 2011 at 2:05 am #

    Obrigado pela colaboração, José. Estranho em tão pouco tempo receber duas criticas bem pesadas ao atendimento do Shirleys. Pelo visto a coisa anda mal mesmo por lá. Taí o espaço aberto para a sua opinião. Legal você compartilhar sua experiência com a gente para que outras pessoas saibam o que esperar do local ou, na melhor das hipóteses, para que os responsáveis pelo estabelecimento possam retomar as rédeas do bom atendimento e da boa comida que, um dia, fizeram nome desse restauranteno Leme.

    Abraço
    Leonardo Spinardi

  10. Jefferson Tavares
    May 30, 2012 at 2:32 pm #

    O que aconteceu com o restaurante Shirley ,além do péssimo atendimento,frutos do mar de péssima qualidade,pessoas estranhas que ninguém conheçe e totalmente despreparadas,a casa não tem mais gerente,os preços estao carissimos e da a pouco a casa vai aceitar até bilhete único.Cadê aquela senhora e aquele senhor que davam seriedade e estabilidade à casa.Desse jeito; Fecha as portas Shirley.Eu nunca mais!!!!

  11. May 30, 2012 at 2:39 pm #

    Fala, Jefferson!

    Fui ao Shirley há 2 anos com a expectativa lá no alto e tive uma baita decepção, como dá pra ver nessa resenha. Nunca mais voltei e não tenho curiosidade de voltar. As críticas aqui dos comentários corroboraram a experiência que tive.

    Obrigado pela colaboração.

    um abraço,
    Leonardo Spinardi

  12. Bruno severo
    July 6, 2012 at 8:09 pm #

    Moro em Santo André, SP, conheco o Shirley ha 18 anos e sempre que venho ao Rio faço um jantar neste simpático e tradicional restaurante especializados em frutos do mar. Recomendo.

  13. July 6, 2012 at 9:27 pm #

    Oi, bruno!

    Obrigado pelo seu comentário. Tem muita gente aqui nos comentários que é cliente frequente, mas que não teve boas experiências recentes no restaurante. Eu fui uma vez só atraído pela fama e fiquei um pouco decepcionado. Taí sua opinião para contrastar com os insatisfeitos. =D

    grande abraço,
    Leonardo spinardi

  14. Fábio Vieira
    October 16, 2012 at 10:48 pm #

    Tenho um amigo que me enche o saco para conhecer esse restaurante, ontem mesmo tive com ele e mais uma vez reforçou que eu deveria apreciar a culinária de lá. Mas confesso que os comentários aqui encontrados me desanimaram.

    Abraços

  15. October 17, 2012 at 12:15 am #

    Oi, Fábio! Se o seu amigo é frequentador e está recomendando, acho que não custa dar um crédito a uma opinião confiável, né? O que as pessoas dizem aqui é que o Shirley não é mais o mesmo. Talvez ainda seja bom, mas não é mais tão bom quanto foi um dia.

    Obrigado pelo comentário.

    um abraço,
    Leonardo

  16. André Paulo
    July 27, 2013 at 2:27 am #

    Sou de Santa Catarina,
    Vou ao Rio quase todo ano, e sempre que posso vou ao Shirley,alias
    Fico sempre ansioso pelo momento de lá retornar,
    O prato que mais curto é a “Paella de polvo en su tinta”‘, de fato não se encontra prato assim em qualquer lugar…torço para que o restaurante mantenha um bom padrão!

  17. July 30, 2013 at 1:35 pm #

    Obrigado pelo comentário, André!

    Eis um comentários positivo sobre o Shirleys em meio a outros tantos que vinham se decepcionando – assim como eu – como a qualidade do serviço. O espaço está aberto.

    um abraço,
    Leonardo Spinardi

  18. Hélio
    June 11, 2014 at 4:14 pm #

    Leonardo,

    Sou do time do André. Sempre que vou ao Rio, reservo uma visita ao Shirley.
    Cai lá na primeira vez, sem expectativas. É uma ‘tasca’ no meio da quadra. Mas os camarões grelhados que comi, ficaram na memória. Sempre peço o mesmo prato. Gosto MUITO do lugar e espero que mantenham a informalidade, cortesia e qualidade. E meu filho, pão bom é na padaria, vamo combinar.. Fica o bom chopp gelado e os frutos do mar preparados na simplicidade. São frescos e imbatíveis. Abraços..

  19. June 11, 2014 at 7:09 pm #

    À vontade, Hélio! Se sua experiência foi boa lá, não há porque falar mal aqui, concorda? Bem humorada sua colocação sobre pão bom ser na padaria, mas ignora a realidade de outras dezenas de restaurantes que oferecem cestas de pães frescos, saborosos e variados, muito úteis para acompanhar um vinho de entrada. Talvez você não tome vinho e uma cestinha de pão digna não faça falta. Enfim, trata-se de um esmero que a gente não pôde desfrutar no Shirleys e não acho que seja a cestinha do pão que desqualificará o restaurante.

    Obrigado pelo comentário.

    um abraço,
    Leonardo Spinardi

  20. Renata Leite
    July 2, 2014 at 6:41 pm #

    Boa tarde!!!
    Fui convidada a ir ao Shirleys por uma pessoa que foi uma vez e achou a comida maravilhosa. Por curiosidade, acabei fazendo umas pesquisas e encontrei este site do Leonardo Spinardi.
    Mesmo com alguns comentários com experiências negativas, acredito que irei conhecer o tão famoso Shirleys.
    Por ora, gostaria apenas de elogiar a gentileza e a atenção que o Leonardo dá em todas as respostas.
    Continue assim. Parabéns!!!

  21. July 5, 2014 at 9:04 pm #

    Olá, Renata. Obrigado pela visita. Temos que tratar com respeito cQuem usou a informação do blog para escolher um restaurante, né? É parte da nossa responsabilidade. Volte aí pra dizer o que achou, ok?

    Um abraço
    Leonardo Spinardi

  22. Duarte
    March 10, 2017 at 2:02 am #

    Excelente restaurante. Mas venho aqui apenas para dizer que a grande decepção está entre os comentários. Se atenham a crítica sobre o restaurante. Muito feia a grosseria com a dona do Shirley (já falecida). Não a conheceu e não deveria falar dessa forma, Gutierres. Lembre-se que a idade chega para todos. Mais respeito numa próxima oportunidade. E, para o dono da resenha, Leonardo, esse tipo de tratamento deveria ser excluído da sua página. Mais atenção com seus leitores seria uma boa ideia. De resto, parabéns por se dedicar a um espaço colaborativo.

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